Serviços » Planejamento » Estudos 

Cadernos de Recursos Hídricos

No intuito de sistematizar o conhecimento sobre os recursos hídricos brasileiros, a Agência Nacional de Águas tem desenvolvido estudos temáticos que servem de apoio ao desenvolvimento dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Entre esses estudos, destacamos a série “Cadernos de Recursos Hídricos”:

O volume 1, "Panorama da Qualidade das Águas Superficiais no Brasil", traz estudos sobre a qualidade das águas brasileiras e aborda questões quantitativas, os diversos usos e a aplicação dos instrumentos de gestão da água, previstos na Lei n. 9.433/97.

O volume 2, "Disponibilidade e Demandas de Recursos Hídricos no Brasil", avalia, sobretudo, o balanço demanda/disponibilidade apontando trechos de rios e bacias hidrográficas que requerem maior infra-estrutura e ações de gestão integrada desse recurso renovável.

No volume 3, "Navegação Interior e sua Interface com o Setor de Recursos Hídricos no Brasil", são abordados dois importantes setores usuários de recursos hídricos no País: a navegação interior e a geração hidrelétrica. A segunda parte desse volume trata do “Aproveitamento do potencial hidráulico para geração de energia no Brasil

"Diagnóstico da Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos" é o tema da primeira parte do volume 4, que aborda questões relativas aos dois instrumentos básicos de gestão dos recursos hídricos. A segunda parte, "Fiscalização dos Usos de Recursos Hídricos no Brasil" traz considerações sobre a atividade de fiscalização exercida pela ANA, entre outros.

Volume 5, "Panorama do Enquadramento dos Corpos D’água do Brasil", (parte 1) e "Panorama da Qualidade das Águas Subterrâneas no Brasil" (parte 2) também aborda questões relacionadas à qualidade das águas brasileiras, assim como o primeiro volume da série.










Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores