Imprensa » Notícias 
Busca

Notícias

29/3/2017
Firmar um protocolo de intenções entre União, estados e o Distrito Federal para promover a gestão integrada de recursos hídricos no Brasil. Com este objetivo, a ANA) realizou a 2ª Reunião para o Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos, entre 28 e 29 de março, em Brasília.

29/3/2017
Coordenado pela Agência Nacional de Águas, o SNISB foi criado para reunir informações declaradas pelas 43 entidades ou órgãos fiscalizadores de barragens: quatro federais e 39 estaduais.

29/3/2017
Em sua apresentação, o superintendente adjunto de Regulação da ANA abordou o tema “Gerenciamento da vazão, pagamento por serviços ambientais e a reservação hídrica para perenidade das hidrovias” no painel sobre Licenciamento e Meio Ambiente. O representante da Agência também falou sobre os aspectos legais e regulatórios que envolvem os setores de recursos hídricos e de transporte aquaviário.

27/3/2017
Os representantes dos comitês de bacias cearenses presentes à reunião do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará solicitaram que o colegiado, que tem a função de aconselhamento do Executivo, sugira ao governo estadual que adote as providências para agilizar a emissão do Decreto de Adesão cearense ao PROCOMITÊS.

24/3/2017
Realizado pelo Instituto Cidade Solidária, com apoio do MMA, da ANA e do Movimento Ensinando e Aprendendo (MEA), o evento teve o objetivo de debater a criação de políticas públicas para a recuperação das bacias hidrográficas do Maranhão.

24/3/2017
Delegação do Ministério dos Recursos Hídricos da China (MWR) esteve na sede da ANA para discutir os principais aspectos da gestão de recursos hídricos e para promover intercâmbio de informações sobre temas relevantes na agenda da água do Brasil e da China.

22/3/2017
Primeira etapa de teste adotará a média diária de 650m³/s e segunda etapa será de 600m³/s. Passagem para segunda etapa só acontecerá se não for constatado comprometimento a usos de água e usuários do trecho entre Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE).

22/3/2017
Mestrado profissional em rede nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) já acontece em seis universidades públicas no Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Objetivo da seleção é escolher novas instituições de ensino para ampliar o acesso ao curso.

22/3/2017
Em mesa de discussão sobre os 20 anos da Lei das Águas, em 22 de março, Dia Mundial da Água, o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, fala do projeto que vai sistematizar estudos e diagnósticos para propor uma agenda positiva para o aperfeiçoamento da política e do sistema de recursos hídricos.

20/3/2017
Entre 14 e 16 de março, a ANA sediou o Encontro Técnico Avaliação da Implementação da Iniciativa-Piloto da Rede Regional de Monitoramento Hidrometeorológico na Bacia Amazônica. Durante o evento, os países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) avaliaram a primeira fase de instalação de equipamentos para monitoramento de rios e chuvas da região.

17/3/2017
Neste mês, a ANA já realizou oficinas de trabalho preparatórias para participação de Tocantins e Pernambuco no Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS). Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Sul serão os próximos estados a receber as oficinas de trabalho.

17/3/2017
Na reunião realizada em 16 de março, os representantes do CBH PPA discutiram a implementação de ações de apoio à ANA para gestão e regulação de usos da água na bacia do Piancó-Piranhas-Açu, que ocupa parte dos territórios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

17/3/2017
Nesta semana, foram formalizadas as parcerias da ANA com Espírito Santo e Rio Grande do Norte no contexto do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS). Parcerias vão até 30 de setembro de 2022 e preveem, juntas, o repasse de R$ 3,9 milhões pela Agência.

16/3/2017
Diretor-presidente da ANA participou da mesa de abertura do seminário “As Soluções para o Saneamento Básico e os Recursos Hídricos no Brasil” para debater “A Articulação entre União, Estados e Municípios” nas questões relacionadas a recursos hídricos e saneamento.

16/3/2017
Em 15 de março, a ANA assinou a renovação do Termo de Adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que é um programa do Ministério do Meio Ambiente o qual estimula e orienta a inclusão da gestão ambiental nas atividades das instituições públicas. Ação sensibiliza e incentiva os servidores e colaboradores da ANA a adotarem práticas ambientalmente sustentáveis no dia a dia do trabalho e fora do horário de expediente.

14/3/2017
A primeira consultora deverá prestar serviços técnicos de coleta, tratamento, compatibilização, produção e disponibilização de mapeamentos georreferenciados de solos, massas d'água e uso/cobertura da terra para todo o País. O segundo consultor deverá elaborar um projeto gráfico para o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos 2017, entre outras atividades.

14/3/2017
A cobrança pelo uso dos recursos hídricos será composta de duas parcelas, sendo uma delas referente ao volume anual de água captado e a outra relacionada à carga orgânica lançada. Ambas serão aumentadas progressivamente até o quinto ano de cobrança. Bacia tem trechos em MG, GO, MS e DF.

10/3/2017
O encontro ofereceu aos inscritos a oportunidade de participação no Curso Hidrologia Isotópica, realizado de 6 a 8 de março; na Oficina da Rede Global de Isótopos em Águas de Chuva (GNIP), no dia 9 de março; e, no último dia, na Oficina sobre as Áreas Piloto para detalhamento das atividades da cooperação Urucuia e Verde Grande.

10/3/2017
Contribuições ainda poderão ser enviadas entre 8:00 horas do dia 11/03/2017 até 18:00 horas do dia 17/03/2017 pela página da Audiência Pública da ANA. O vídeo das etapas presenciais estão disponíveis para consulta na página da ANA no canal Youtube.

8/3/2017
A determinação consta da Resolução Conjunta ADASA/SECIMA/ANA nº 1, de 6 de março de 2017, e visa a proporcionar o restabelecimento da segurança hídrica na bacia hidrográfica a montante do Reservatório do Descoberto.
1 - 20 Next












Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores