Imprensa » Notícias 
ANA apresenta Projeto Legado e organização do Fórum para autoridades do setor de recursos hídricos
14/7/2017
Diretor-presidente da ANA (centro) explica Projeto Legado
chamada

Na última quarta-feira, 12 de julho, a Agência Nacional de Águas (ANA) recebeu ex-dirigentes da instituição e representantes da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) para apresentar informações sobre o andamento do Projeto Legado – Desafios e Propostas para a Gestão das Águas no Brasil. Outro tema abordado foi organização do 8º Fórum Mundial da Água e o legado que o maior evento do mundo sobre recursos hídricos, marcado para acontecer em Brasília de 18 a 23 de março de 2018, poderá trazer para o Brasil.

 

Sobre o Projeto Legado, os diretores e superintendentes da ANA que participaram do encontro apresentaram a Versão 0.2 do Documento Base da iniciativa da Agência, contendo propostas para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Recursos Hídricos e do quadro institucional do setor. As contribuições foram elaboradas pelos servidores da ANA e por integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), que têm sido consultados em reuniões setoriais. Já houve, por exemplo, encontros com membros do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e representantes dos setores de irrigação, indústria, saneamento e energia.

 

Depois das reuniões e de receber as sugestões de aperfeiçoamento da Política Nacional de Recursos Hídricos via internet até 15 de agosto, a Agência produzirá o Documento Final, que será divulgado em novembro. O material também será apresentado durante o 8º Fórum Mundial da Água.

 

Para chegar ao Documento Final, a Agência Nacional de Águas adotará uma metodologia que identificará temas e questões-chave. Para cada um deles será apresentada uma breve descrição do desafio, seu contexto e as propostas objetivas que visem à sua superação, como: propostas de projetos de lei, resoluções do CNRH, programas de fomento, entre outras.

 

Entre as questões de interesse identificadas estão, por exemplo, a atuação do SINGREH em momentos de crise; o papel e o funcionamento do CNRH; a implementação da gestão participativa nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste; a integração com políticas de meio ambiente e setoriais; a conservação de água e o reúso; entre outras.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA











Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores