Imprensa » Notícias 
Portal de Metadados da ANA disponibiliza novas bases de dados das bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha
6/2/2017
Rio São Francisco (AL)
chamada

A Agência Nacional de Águas (ANA) mantém o Portal de Metadados Geoespaciais (http://metadados.ana.gov.br) para organizar informações sobre dados geoespaciais produzidos e utilizados pela instituição. Outro objetivo do serviço é disponibilizá-los a todos os interessados, como: gestores públicos, professores, estudantes e membros de comitês de bacias. Na última atualização da página, foram incluídas novas bases hidrográficas ottocodificadas das bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha. Nelas é considerado o método hierárquico do engenheiro brasileiro Otto Pfafstetter para codificação de bacias hidrográficas.

 

A Base Hidrográfica Ottocodificada da Bacia do Rio São Francisco foi elaborada pela ANA a partir de contratação externa e é derivada de bases cartográficas nas escalas 1:100.000 e 1:50.000. Nela há 379.929 trechos de drenagem das águas da bacia e a áreas de contribuição hidrográfica foram obtidas a partir do Modelo Digital de Elevação Hidrologicamente Consistente com um pixel equivalente a 30 metros.

 

Para as áreas de contribuição da Base Hidrográfica Ottocodificada da Bacia do Rio Jequitinhonha foi utilizado o mesmo Modelo Digital do São Francisco. Este conteúdo foi elaborado pela ANA em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), da Bahia. Derivada da base cartográfica na escala 1:100.000, esta base contém 95.315 trechos de drenagem.

 

As informações reunidas virtualmente no Portal de Metadados tratam de regiões hidrográficas, delimitação de comitês de bacia hidrográfica, espelhos d’água brasileiros, trechos navegáveis, ottobacias, sistemas aquíferos, bases de cursos d’água, entre outros temas. Os arquivos são disponibilizados com formatos variados, por meio do aplicativo Geonetwork, que permite a mobilidade do acesso via internet. Para garantir a segurança da fonte, a página oferece informações sobre quem criou o dado e quando ele foi publicado, a escala, a fonte e sua finalidade.

 

O Portal de Metadados Geoespaciais também oferece aos usuários informações que também podem ser acessadas por meio do Portal SNIRH (http://www.snirh.gov.br/). Na página do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), mantida pela ANA, é possível acessar informações atualizadas sobre a gestão de recursos hídricos, como: a Divisão Hidrográfica Nacional, quantidade e qualidade de água, principais usos do recurso, além de informações relacionadas ao planejamento, regulação e fiscalização.

 

Acesse os conteúdos

 

·         Base Hidrográfica Ottocodificada da Bacia do Rio São Francisco: http://metadados.ana.gov.br/geonetwork/srv/pt/main.home?uuid=663c3ccc-ab45-459b-8c1b-6852bd389a26  

·         Base Hidrográfica Ottocodificada da Bacia do Rio Jequitinhonha: http://metadados.ana.gov.br/geonetwork/srv/pt/main.home?uuid=08cb775f-c6e4-4d49-9b3a-40655e802b55 

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA











Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores