Imprensa » Notícias 
ANA e PNUMA assinam parceria para monitoramento da qualidade das águas
15/7/2014
Sonda para medição de qualidade de água
chamada

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) firmaram um Memorando de Entendimento para a realização de ações conjuntas no âmbito do Programa de Monitoramento Ambiental Global – Água (GEMS/Water, na sigla em inglês). A assinatura aconteceu em 8 de julho, em São Paulo, e contou com a participação do diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu; do diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner; e da representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú.

 

Com vigência até dezembro de 2018, a parceria contribuirá para aperfeiçoar o monitoramento da qualidade das águas no Brasil. O Memorando também busca ampliar a cooperação da Agência Nacional de Águas com outros países na temática da qualidade dos recursos hídricos.

 

De acordo com o Memorando de Entendimento, a ANA será o ponto focal do Programa GEMS/Water para o Brasil. A Agência também concordou em atuar como um centro regional para a América Latina e Caribe e para países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a fim de promover atividades de capacitação para o monitoramento, avaliação e divulgação da qualidade das águas.

 

As tratativas entre a ANA e o PNUMA relativas ao Programa GEMS/Water foram iniciadas em setembro de 2012, quando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente consultou o interesse da Agência em participar da iniciativa. Em dezembro do mesmo ano, a ANA manifestou seu interesse em contribuir para o GEMS/Water. Desde então, principalmente ao longo de 2013, várias atividades já foram realizadas pela ANA no âmbito do Programa de Monitoramento Ambiental Global – Água.

 

Programa GEMS/Water

 

O Programa GEMS/Water existe desde 1978 e conta atualmente 110 países participantes. Seu objetivo é aperfeiçoar o monitoramento da qualidade das águas em escala global, através de atividades de capacitação, melhoria da qualidade dos dados e realização de diagnósticos de qualidade das águas.

 

Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA)

 

Na temática da qualidade das águas, a ANA desenvolve o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA), cujo objetivo é melhorar a informação sobre qualidade do recurso no Brasil, de forma a subsidiar os tomadores de decisão na definição de políticas públicas para a recuperação da qualidade, contribuindo com a gestão sustentável dos recursos hídricos.

 

Hoje a Agência possui Acordos de Cooperação Técnica assinados com os 26 estados e o Distrito Federal para a implementação do PNQA, cujo principal eixo de trabalho é a Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA), que foi lançada em 20 de março deste ano.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA











Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores