Imprensa » Notícias 
Mato Grosso do Sul recebe encontros para discutir Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai
2/8/2017
Rio Formoso em Bonito (MS)
chamada

Bonito (MS) recebe nesta quarta-feira, 2 de agosto, no Marruá Hotel, durante toda a manhã, a oficina para apresentação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai (PRH-PARAGUAI). Das 18h30 às 21h30, a cidade sediará no mesmo local a reunião pública para apresentação do PRH. Os encontros buscam informar e ouvir a sociedade da bacia para que o Plano seja construído de forma participativa. Este instrumento de gestão auxiliará o estado na gestão e no uso racional das águas da região. Os interessados em participar podem se inscrever a partir das 18h.

 

Nesta etapa são apresentados o diagnóstico da bacia, que reflete a situação atual dos recursos hídricos da região, e o prognóstico, que analisa as possibilidades de mudanças e desenvolvimento. Tais estudos serão a base para as ações propostas do PRH-PARAGUAI, que deverá ser finalizado nos próximos meses.

 

O primeiro encontro aconteceu em Corumbá (MS), em 31 de julho, e próximo será em Coxim (MS), em 3 de agosto, no Hotel Coxim, das 18h30 às 21h30. Neste caso as inscrições também começarão a partir das 18h no local do evento. Acesse aqui a programação das reuniões públicas em Mato Grosso do Sul.

 

Os eventos também serão realizados em três cidades de Mato Grosso, outro estado englobado pela bacia, entre 28 de agosto e 1º de setembro. São elas: Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá. Numa segunda etapa do trabalho, em novembro, a sociedade da bacia do Paraguai poderá discutir o Plano de Ações do PRH.

 

A implementação das ações previstas no Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai depende da construção de pactos entre os diversos atores da região, como usuários de água, segundo a Resolução nº 145/2012 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Entre outros aspectos, este documento define que os estudos elaborados para o plano de recursos hídricos deverão ser divulgados em linguagem clara, apropriada e acessível pela entidade responsável pela elaboração do plano.

 

No caso do PRH-PARAGUAI esta instituição é a Agência Nacional de Águas (ANA), que atua em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), através da Secretaria Executiva do CNRH; com os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e com o Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP), criado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos em 2013 e que tema em sua composição representantes do Poder Público, sociedade civil e usuários de recursos hídricos da região.

 

Planos de recursos hídricos

 

O plano de recursos hídricos, um dos instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos, é um documento balizador que define ações estratégicas em recursos hídricos de uma determinada região. O objetivo deste instrumento é propor ações e metas para minimizar conflitos potenciais ou existentes pelo uso da água, tendo em vista os múltiplos interesses dos usuários, do Poder Público e da sociedade civil organizada. Assista à animação sobre os planos de recursos hídricos.

 

Região Hidrográfica do Paraguai


Na Região Hidrográfica do Paraguai moram 2,16 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 87% em áreas urbanas. A maior das 74 cidades da RH do Paraguai é a capital de Mato Grosso: Cuiabá. Outras cidades também têm contingente populacional significativo, como: Várzea Grande (MT), Rondonópolis (MT), Corumbá (MS), Cáceres (MT), Tangará da Serra (MT) e Aquidauana (MS). Apesar de Campo Grande não estar localizada dentro da região, a cidade exerce influência socioeconômica sobre ela.
 
Uma peculiaridade da Região Hidrográfica do Paraguai é que ela é a única do País que tem como principal uso da água a dessedentação (matar a sede) de animais. Dos 30 metros cúbicos de recursos hídricos retirados a cada segundo, 41% vão para a atividade. Os demais usos são: irrigação (32%), consumo urbano (17%), indústrias (9%) e uso rural (1%). Saiba mais em 
http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/paraguai.aspx.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
Foto: Rosana Evangelista / Banco de Imagens ANA











Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores