Imprensa » Notícias 
Seminário Nacional do ProfÁgua promove intercâmbio entre mestrandos e professores de todo o Brasil
1/8/2017
Especialista da ANA estimula interação entre participantes do Seminário
chamada
Entre 1º e 4 de agosto, a Agência Nacional de Águas (ANA) realiza em sua sede, em Brasília, o Seminário Nacional do ProfÁgua, que é o mestrado profissional em rede nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. O evento conta com a parceria da rede de universidades que oferecem o ProfÁgua e tem o objetivo de integrar alunos, professores, gestores e parceiros dos diferentes polos do mestrado. O encontro também busca identificar possibilidades de cooperação internacional, avaliar o andamento do mestrado, definir diretrizes e metas para consolidação desta iniciativa e estabelecer bases para o fortalecimento da Rede Nacional do ProfÁgua.
 
As universidades que oferecem o curso para mais de 100 alunos são a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Ilha Solteira, que coordena o ProfÁgua; a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
Durante o seminário os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e debater sobre conhecimentos teóricos e metodológicos dos diferentes projetos dos alunos do ProfÁgua. A programação também prevê mesas de debates que apresentarão aos estudantes grandes temas de recursos hídricos em pauta na agenda nacional e internacional.
 
Nesse sentido, nesta quarta-feira, 2 de agosto, a partir das 16h30, acontecerá a mesa solene com o tema “Formação de Mestres para o Enfrentamento dos Desafios da Gestão das Águas” no Auditório Flávio Terra Barth. Nesta parte do Seminário Nacional estarão presentes o diretor-presidente de ANA, Vicente Andreu; o reitor da UNESP, Sandro Valentini; o representante do Instituto de Educação sobre Água (IHE Delft), Michael McClain; entre outras autoridades.
 
ProfÁgua
 
Lançado em 2016, o ProfÁgua é voltado para profissionais que atuam na gestão e regulação dos recursos hídricos e os trabalhos de conclusão do curso devem ter um caráter de conhecimento aplicado, podendo ser no formato de manuais operativos, relatórios técnicos, aplicativos, patentes, artigos, sistemas ou mesmo dissertações. Com esta iniciativa, a ANA busca contribuir para a melhoria da gestão e regulação das águas do País.
 

Expansão para novos polos

 

A UNESP está com edital aberto para seleção para oito instituições de ensino superior que tenham interesse em oferecer o ProfÁgua. As propostas podem ser enviadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ou equivalente)  até 21 de setembro  O objetivo é expandir a oferta de vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas pelos e-mails profagua.central@gmail.com ou profagua.central@gmail.com.

 

Podem participar da seleção instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), ou órgão estadual equivalente, para oferta de cursos superiores com Índice Geral de Cursos (IGC-MEC) maior ou igual a 3 na data de adesão a esta chamada pública. No processo seletivo serão priorizadas instituições em estados onde não existam polos do ProfÁgua, sendo que o Centro-Oeste, o Nordeste e o Norte terão duas vagas cada. Para Sul há uma vaga, assim como para o Sudeste. No entanto, estas vagas podem ser remanejadas em função de falta de propostas aprovadas para alguma das regiões.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA











Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores