Imprensa » Notícias 
Países amazônicos discutem instalação de rede de monitoramento de rios e chuvas na bacia Amazônica
20/3/2017
chamada

Entre 14 e 16 de março a Agência Nacional de Águas (ANA) sediou, em Brasília, o Encontro Técnico Avaliação da Implementação da Iniciativa-Piloto da Rede Regional de Monitoramento Hidrometeorológico na Bacia Amazônica. Durante o evento, os países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) avaliaram a Iniciativa-Piloto no contexto do Projeto Amazonas: Ação Regional na Área de Recursos Hídricos.

 

A Iniciativa-Piloto consistiu na implantação dos seis primeiros pontos de monitoramento de rios e chuvas na bacia Amazônica em três países: Bolívia, Colômbia e Peru. Estes foram os primeiros dos 73 pontos que formarão a Rede Regional de Monitoramento Hidrometeorológico. O objetivo desta etapa foi analisar a tecnologia utilizada e as dificuldades de instalação, operação e manutenção das estações. Para avaliar os resultados da Iniciativa-Piloto a ANA promoveu o Encontro Técnico.

 

O evento em Brasília contou com a participação de especialistas das instituições dos países-membros da OTCA (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) que atuam na área de recursos hídricos, principalmente aqueles que atuem no planejamento e operação das redes de monitoramento hidrometeorológico, qualidade de água e sedimentos.

 

Representantes da Bolívia, da Colômbia e do Peru apresentaram as experiências destes países no contexto da implementação da Iniciativa-Piloto. Os representantes dos outros cinco países-membros da OTCA abordaram as atividades planejadas e em execução no âmbito da implementação da Rede Regional de Monitoramento Hidrometeorológico na Bacia Amazônica. Os membros da Organização também discutiram perspectivas para o progresso da implementação da Rede.

 

Projeto Amazonas

 

O Projeto Amazonas: Uma Ação Regional na Área de Recursos Hídricos teve início em 2012 e é realizado pela ANA, pela OTCA e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A iniciativa busca desenvolver uma relação técnica entre os países amazônicos na capacitação de técnicos, intercâmbio de sistemas de informação e redes de monitoramento hidrometeorológico e de qualidade de água na região.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
Foto: Raylton Alves - ASCOM/ANA











Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores