Imprensa » Notícias 
ANA e PNUD contratam dois consultores
14/3/2017
chamada

A Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do Projeto de Cooperação Técnica BRA/15/001 firmado com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), oficializou a contratação de dois consultores com objetivos diferentes para atuarem com o fornecimento de dados e informações para ações da ANA. A publicação saiu no Diário Oficial da União (DOU) de 6 de março.

 

A primeira consultora contratada, Thaís da Silva Dornelas, deverá prestar serviços técnicos de coleta, tratamento, compatibilização, produção e disponibilização de mapeamentos georreferenciados de solos, massas d’água e uso/cobertura da terra, na maior escala disponível, para todo o País. As informações entregues servirão para subsidiar o refinamento do balanço hídrico nacional, tanto do ponto de vista das disponibilidades quanto das demandas hídricas. O contrato terá vigência de 13 de fevereiro a 11 de dezembro de 2017 ao custo de R$ 124.325,79, que serão repassados mediante a entrega dos produtos previamente definidos no edital de abertura da vaga.

 

O segundo contrato tem relação com o aprimoramento da divulgação das informações dos próximos relatórios Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. O contratado, Anderson Araújo de Miranda, prestará serviço técnico para elaboração de projeto na área de Comunicação e deverá entregar, ao final do contrato, o Relatório Pleno 2017 do Conjuntura a ser apresentado durante o 8º Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília, em março de 2018. Este contrato também terá vigência entre 13 de fevereiro e 11 de dezembro de 2017. O especialista receberá a importância de R$ 96 mil pela realização dos serviços.

 

Para saber mais sobre os editais abertos ou encerrados no âmbito da Cooperação Técnica BRA/15/001 acesse a página http://www2.ana.gov.br/Paginas/projetos/Projeto_BRA-15-001.aspx.

 

A Cooperação

 

A cooperação técnica internacional firmada entre Agência Nacional de Águas, Agência Brasileira de Cooperação Técnica (ABC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), intitulada Projeto BRA/15/001, iniciou-se em 2015 com vigência até outubro de 2018, com intuito de desenvolver temas de suma importância para a gestão de recursos hídricos no Brasil.

 

Seu objetivo principal é apoiar a ANA na preparação e participação nos processos nacional e internacional da Agenda de Desenvolvimento Pós 2015 e, em particular, no desenvolvimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relativo à água (ODS 6), que propõe assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável de água e saneamento para todos. O projeto contribuirá, ainda, com os esforços para a futura implementação dos ODS no país, avaliando políticas, estruturas institucionais e possíveis desafios.

 

Os trabalhos da ANA relativos ao tema das mudanças climáticas e seus impactos na disponibilidade de recursos hídricos também serão apoiados pela cooperação técnica. Por fim, o projeto dará suporte à Agência na condução de diálogos multissetoriais, tanto para o planejamento e preparação do 8º Fórum Mundial da Água, como em sua própria realização.

Texto:Carol Braz - ASCOM/ANA
Foto: Freepik.com











Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores